Como entrar em um consórcio que já começou? Entenda as vantagens!

O conceito de consórcio vem se popularizando no país. Surgiu por volta dos anos 60 como uma importante ferramenta para o setor automobilístico do país. Todos os anos essa modalidade cresce no mercado e cada vez mais pessoas se interessam por ela.

Em 2020, por exemplo, o número de novos consórcios cresceu 21,5% em comparação ao ano anterior. Esse dado é da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), a qual contabilizou até dezembro de 2020 mais de 7 milhões de consorciados ativos. 

Os números indicam o que o mercado já vem sentindo ao longo do tempo: o consórcio é uma modalidade atrativa, eficiente e ótima para compras a longo prazo – os benefícios são diversos. 

O fato é que esse modelo de compra é diferente das demais opções existentes atualmente. Quando precisam comprar bens de alto valor, os brasileiros pensam nos empréstimos e financiamentos.

Alternativas que funcionam basicamente da mesma maneira. O cidadão pede o valor ao banco e se concedido, paga uma parcela de entrada e quita sua dívida com a instituição de forma parcelada ao longo dos anos pré estabelecidos no contrato.

Contudo, o consórcio atua completamente diferente. Não há taxas de juros, dívidas e parcelas de entrada. Por isso é uma modalidade que causa tantas dúvidas. Entre elas, uma bastante recorrente é: como entrar em um grupo de consórcio?

Para ingressar nesse modelo de compra, é possível entrar em grupos que estão começando e aqueles que já estão em andamento. Ambos têm benefícios e é isso que abordaremos ao longo do conteúdo. 

Confira como essa modalidade funciona e como entrar em grupos de consórcio – principalmente no caso de consórcio em andamento. Solucione suas dúvidas e faça como milhões de pessoas, se beneficie com esse modelo de compra!

 

O que é consórcio?

Consórcio é uma modalidade de compra em grupo a longo prazo. Basicamente, as administradoras – empresas especializadas nesse modelo de compra – unem pessoas que tenham o mesmo interesse (comprar um imóvel, por exemplo).

Todos os integrantes contribuem mensalmente com parcelas em valores pré-estabelecidos até que haja uma quantia para que todos eles consigam dinheiro o suficiente para realizar a compra do bem à vista. 

Uma vez por mês as administradoras organizam uma assembleia. Neste momento, acontecem os sorteios e lances para selecionar o integrante que será contemplado. Ou seja, que receberá a carta de crédito, o documento com o valor da compra à vista, permitindo que ele adquira o bem que deseja. 

Com o processo em mente, é mais fácil entender como entrar em grupos de consórcio. Para ingressar no começo, tendo uma prazo maior para se planejar e pagar as parcelas necessárias, basta procurar uma administradora e indicar que deseja ser um consorciado para a compra de determinado bem.

Quando houver um bom número de pessoas interessadas no mesmo consórcio, a modalidade se inicia. Agora, quando deseja entrar em um grupo de consórcio em andamento, existem algumas opções e vantagens diferentes. Entenda!

 

Como entrar em um grupo de consórcio em andamento

Existem diversas vantagens em entrar em um grupo de consórcio em andamento, como a possibilidade de ser contemplado mais rápido, ter menos concorrência ao fazer lances (dado que muitos integrantes já foram contemplados) e ter um prazo menor para finalizar o contrato.

Também é possível ter o conhecimento de todos os lances oferecidos até o momento e entender qual é um bom percentual para oferecer e conseguir a carta de crédito. 

Ainda sobre essa opção de antecipar a contemplação, no começo, geralmente, os lances são mais altos e vão diminuindo ao longo do tempo. Sendo assim, conseguirá antecipar sua cota contemplada por um valor menor. 

Com um prazo menor, você pode adquirir sua carta de crédito e partir para outro investimento mais cedo também ou comprar o bem que tanto deseja sem dívidas e maiores transtornos. 

Como fazer? Há duas maneiras. Uma delas é entrando no consórcio quando a administradora oferece essa opção, dado que algumas cotas não são preenchidas ou quando há alguma desistência. 

A outra alternativa é comprar o consórcio de algum consorciado. É uma modalidade comum, segura e regulamentada por lei. A compra e venda de cotas é uma atividade comum, dado que alguns participantes desistem da compra ou querem ter um retorno financeiro com a venda. 

Sendo assim, basta comprar a cota e tomará o lugar do antigo participante no grupo – assumindo as parcelas restantes e todas as responsabilidades descritas no contrato. 

 

Compra de consórcio contemplado

Muitos vendem o consórcio contemplado para reinvestir o valor, obter um lucro com a venda ou por qualquer outro motivo. Assim, o comprador já entra no grupo com o status de contemplado.

Ou seja, recebe a carta de crédito e o valor total da compra do bem à vista. Depois continuará pagando as parcelas restantes. É uma opção vantajosa, ainda mais para aqueles que não querem esperar um longo prazo para comprar o que deseja.

Como comprar uma cota contemplada? Na Cartas de Crédito é muito fácil! Oferecemos uma série de opções de consórcios contemplados dos mais diversos segmentos (imobiliário, automobilístico, entre outros). 

Acesse nosso site e com apenas 3 cliques conseguirá adquirir sua cota. São necessários poucos passos para que seus dados sejam enviados com segurança para nosso sistema no qual entraremos em contato para os próximos esclarecimentos. 

Passo a passo no nosso site: clique em compra fácil de consórcio, preencha os dados solicitados, aguarde nosso retorno ou nos ligue e já reserve seu consórcio, por fim, fechamos o negócio. 

 

Conheça a Cartas de Crédito

Nossa empresa é especializada em compra e venda de consórcios contemplados com segurança, ética e transparência. Com nossos créditos, você foge das taxas e prazos praticados pelas linhas de financiamento e também não precisa esperar a cota de consórcio ser contemplada para adquirir seu veículo ou imóvel.

Oferecemos cartas de crédito de imóveis residenciais, consórcio de imóveis comerciais, imóveis rurais, imóveis no litoral, terrenos, construção, ampliação e reforma e muito mais. Acesse nosso site e saiba mais!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.