Você sabe como funciona a carta de crédito de um consórcio?
O consórcio é uma modalidade de compra diferente das mais conhecidas no Brasil. Embora pareça algo novo, esse modelo de aquisição surgiu há anos e é utilizado pela população de diversos países.
Por aqui, essa solução ainda está se popularizando. Com um ritmo de crescimento elevado, cada vez mais pessoas buscam pelo consórcio. Até dezembro de 2020 eram mais de 7,63 milhões de consórcios ativos no país.
O maior número em 60 anos, atingindo recordes desse mecanismo por aqui. Mas, por funcionar de uma maneira diferente do financiamento, por exemplo, muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre o tema.
Como funciona o consórcio? Quais seus benefícios? Por que contratar? Essas são algumas das perguntas mais feitas quando esse é o tema. No entanto, a particularidade campeã de dúvidas é:
Como as cartas de crédito funcionam? Esse documento contém o valor total do consórcio à vista, por isso, gera tantas dúvidas sobre como funciona e como usá-lo. Elas são o objetivo dessa modalidade de compra, todos os participantes desejam tê-las em mãos.
Por ser algo diferente do comum, essas dúvidas são completamente normais. Para ajudar a facilitar o entendimento sobre o tema, montamos um conteúdo aprofundado sobre o tema.
Explicaremos como o consórcio funciona e em especial, as características das cartas de crédito. Ou seja, como identificaremos como elas funcionam e como os consorciados podem usá-la para a compra do bem que desejam.
Acompanhe!
Como o consórcio funciona?
Consórcio é uma modalidade de compra em grupo baseada em sorteios. Pessoas com o mesmo interesse são reunidas, como a compra dos imóveis, automóveis, contratação de serviços, entre outros.
Cada integrante desta turma contribui mensalmente com valores pré-determinados em contrato, formando um fundo coletivo com dinheiro suficiente para que todos recebam o valor total do bem à vista.
Uma vez ao mês, as administradoras (empresas que organizam os consórcios) realizam as assembléias. Nessas reuniões acontecem os sorteios e lances – assim como outros diversos procedimentos.
Um participante do grupo é sorteado por mês para ser contemplado. Isto é, para receber a carta de crédito. Quem não quiser esperar pelos sorteios, pode oferecer lances adiantando alguns aportes.
Caso seja o maior lance, a pessoa leva a carta de crédito. A pessoa que tem este documento em mãos tem o valor total da compra do bem à vista pronto para ser usado.
Ela pode ir até a loja de carro, por exemplo, e comprar o modelo que deseja imediatamente. Por isso, todos desejam as cartas de créditos!
Mas, afinal, o que é este documento? Confira!
O que são as cartas de crédito?
A carta de crédito é o objetivo do consórcio. Trata-se de um documento que representa o valor que o consorciado tem quando é contemplado por sorteio ou por lance no consórcio.
Então, quando uma pessoa é contemplada nessa modalidade, ela não recebe o dinheiro em mãos ou uma transferência bancária. Geralmente, são valores muito altos e para garantir a segurança da operação as administradoras dão esse documento representativo.
Mediante a essa carta que o consorciado recebe todo o valor disponível de crédito para a aquisição do bem ou serviço que tanto deseja. Funciona assim: ao ser contemplado, a pessoa recebe este documento e vai até a loja de carros que preferir, por exemplo.
Depois de escolher o carro, ela entrega a carta de crédito para o vendedor. A administradora do consórcio, por sua vez, repassa o dinheiro do documento à concessionária.
Este que faz, então, a transferência do bem para o nome do consorciado. Então, por exemplo, se o automóvel for mais caro do que a carta de crédito, a pessoa pode inteirar o valor.
Caso ela não queira receber o documento e sim o dinheiro vivo, é possível resgatar o valor. Nestes casos, o consorciado precisa conferir as regras do consórcio e tudo que foi estipulado no consórcio.
Na maioria das vezes, tem um prazo previamente estabelecido para resgates. Por isso é importante ficar atento às normas para evitar possíveis transtornos.
Compra e venda de cartas de crédito
Sendo assim, fica evidente a importância das cartas de crédito para os consorciados. Uma outra alternativa no mercado é a compra e venda desses documentos.
Ao comprar uma carta de crédito, a pessoa já pode usá-la para adquirir os bens que deseja, como explicado anteriormente. Depois, ela precisa continuar arcando com os custos do consórcio até o final do contrato.
É uma alternativa vantajosa para aqueles que querem o bem imediatamente e não desejam esperar até serem sorteados ou vencedores dos lances.
Como comprar? Na Cartas de Crédito! Temos uma grande variedade de cotas contempladas à venda. Confira nosso catálogo no site. Com a gente, você faz negócios seguros, confiáveis sem burocracia.
Conte com a Cartas de Crédito!