Como funciona um consórcio de imóveis? Explicamos tudo que você precisa saber!

O consórcio é uma das modalidades de compra mais vantajosas para a aquisição de imóveis. A partir dela, as pessoas têm acesso ao valor que precisam para comprar o imóvel, enquanto pagam de maneira parcelada e planejada por ele.

É uma das formas mais seguras que o mercado oferece para a compra de bens de alto valor, como as casas, apartamentos, salas comerciais e outros. Sabemos que o preço do setor imobiliário é alto e fica ainda maior dependendo da cidade e localização do bem.

Por isso, a compra à vista nem sempre é uma realidade para todos. O financiamento, por outro lado, é a modalidade de compra mais conhecida para imóveis, mas nem de longe a mais vantajosa.

É verdade que a pessoa que contrata o financiamento pode adquirir o bem imediatamente, mas também é fato que a taxa de juros é alta e o valor do imóvel sai quase o dobro para quem está comprando – além de dizer que é uma dívida a longo prazo.

Restando, portanto, o consórcio, que é vantajoso por inúmeros motivos, no entanto, é uma modalidade de compra a longo prazo. Isto é, o consorciado não tem o valor em mãos para adquirir o bem de forma imediata, ele precisa ser sorteado.

Este fato não agrada a todos os consumidores, em especial, aqueles que desejam ter acesso ao bem o quanto antes. Uma solução, portanto, é a compra das cartas de crédito, uma modalidade que une as vantagens do consórcio com a compra imediata.

Entenda, a seguir, como o consórcio imobiliário funciona e como consequência, como a compra das cartas contempladas funcionam e representam uma maneira segura de comprar imóveis atualmente.

Acompanhe!

Consórcio imobiliário: tudo que você precisa saber sobre este tema

O consórcio é uma modalidade de compra em grupo e a longo prazo. Nela, diversas pessoas com o mesmo interesse são reunidas pelas administradoras – neste caso, o objetivo seria a compra de um imóvel.

Todos os participantes deste grupo que é formado contribuem mensalmente, formando um fundo coletivo com dinheiro suficiente para que todos consigam comprar o bem à vista.

O valor das parcelas é definido previamente, estabelecido em contrato e não sofre alterações durante o andamento do consórcio. Em geral, a administradora envia um boleto aos participantes, os quais realizam o pagamento e se tornam aptos a participar dos sorteios e lances.

Também uma vez ao mês a administradora realiza as assembleias, reuniões com todos os profissionais e consorciados envolvidos no grupo de consórcio em questão. Este momento é feito para resolver questões burocráticas, entender a situação de pagamento de todos os participantes e realizar as contemplações.

As quais acontecem por meio dos sorteios e lances no consórcio. Essa é uma das partes que as pessoas mais têm dúvidas sobre esta modalidade. Mensalmente, a administradora sorteia um consorciado para contemplar, isto é, dar a carta de crédito. 

Este documento conta com o valor da compra do bem, determinado em contrato, à vista para o participante, o qual pode comprar o bem imediatamente com essa carta. Quem não quiser esperar o sorteio pode oferecer lances, com aportes financeiros maiores.

O maior lance vence e o consorciado leva a carta de crédito, com as mesmas vantagens do sorteio. Com este documento, a pessoa vai até a imobiliária e quando encontra o imóvel desejado e compra o bem à vista.

Ela entrega a carta à corretora de imóveis, a qual recebe o valor diretamente da administradora. Por que a longo prazo? Os contratos de consórcio costumam ser longos, de anos.

Sendo assim, o participante pode ser o primeiro a ser sorteado ou apenas o último. Por isso, as pessoas costumam chamar essa modalidade de compra a longo prazo, o que é totalmente compreensível. 

Depois da contemplação, o consorciado deve continuar pagando as mensalidades do consórcio até o final do contrato para que os outros integrantes tenham a mesma oportunidade.

Compra de cartas de crédito contempladas: como funciona essa solução?

Quem deseja comprar o bem o mais rápido possível deve optar pela compra da carta de crédito. Isto é, a aquisição do documento que contém o valor total da compra.

Como funciona? Ao comprar a carta de crédito, o comprador entra no grupo do consórcio com o status de contemplado. O antigo dono do documento passa a titularidade da cota contemplada e pronto, processo resolvido. É fácil e sem burocracia!

Tudo é feito por meio das administradoras, o que garante total segurança e transparência para essas compras. Essa oportunidade representa uma maneira das pessoas comprarem bens de alto valor com as melhores condições de pagamento do consórcio, sem que seja necessário esperar até a contemplação.

Depois de ter o documento em mãos, o novo proprietário assume todas as responsabilidades do consórcio. Isto é, as próximas parcelas até o final do contrato. É uma alternativa muito vantajosa e melhor: oferecida pela Cartas de Crédito.

Somos uma empresa especializada neste segmento, oferecendo toda a confiança e eficiência que nossos clientes precisam neste momento. Entre em contato!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.