Como usar a carta de crédito contemplada?

O consórcio é uma modalidade de compra coletiva, em que diversas pessoas com o mesmo interesse – comprar um imóvel, por exemplo – são reunidas em um grupo. Cada integrante contribui com parcelas mensalmente para a formação do fundo coletivo. 

Fundo que terá dinheiro suficiente para que todos os participantes do grupo recebam o valor da compra do bem que desejam à vista. 

Todos os meses, um integrante é sorteado para ser contemplado, ou seja, recebe a carta de crédito. Os consorciados que não quiserem esperar até serem sorteados podem tentar antecipar a contemplação pelos lances. 

Ou seja, todo o processo gira em torno da contemplação. Sendo assim, durante o consórcio, a carta de crédito é o documento mais desejado por todos os consorciados.

Mas afinal, o que é carta de crédito?

A carta de crédito é um documento que permite a compra indireta do bem, em que está descrito o valor total do bem que o consorciado deseja comprar. Como assim? O dinheiro, após a contemplação, não cai diretamente na conta bancária do consorciado.

A administradora dá essa carta de crédito, com o valor da compra e a pessoa compra o bem com esse documento. É a administradora que tem, de fato, o dinheiro em mãos e faz o pagamento. 

Muitos usam as cartas de crédito para comprar os bens de alto valor, como carros e imóveis, que estavam descritos no contrato do consórcio.  Mas, o que diversas pessoas não sabem é que existem diversas formas de usar a cota contemplada

É possível usá-la como investimento, pagamento de serviços, quitação de dívidas, financiamentos, entre outras possibilidades. O consorciado também pode resgatar o valor investido após 180 de sua contemplação.

Assim, terá o dinheiro todo em mãos para fazer o que tiver vontade. Mas, uma das formas mais vantajosas de usar a contemplação é vendendo a carta de crédito, possibilitando um lucro com a operação. 

É uma opção bastante usada por investidores que desejam reinvestir o dinheiro ou gerar algum lucro com a transação. Já conhecia essa alternativa? Ela é segura, regulamentada por lei bastante vantajosa. Saiba mais!

Como funciona a venda de carta de crédito?

Basicamente, essa modalidade se dá pela comercialização da carta de crédito após ser contemplada. Vender a cota é uma solução para aqueles que desistiram do consórcio, não tem mais o mesmo interesse ou está com problemas financeiros e não consegue mais pagar as mensalidades. 

Assim, o consorciado anuncia sua carta de crédito contemplada por um valor mais alto do que já gastou com a operação e quando vendida, ainda terá um retorno financeiro. Por possibilitar essa margem de lucro, muitos investidores começaram a usar o consórcio para investir.

Quanto custa uma carta de crédito contemplada? Depende de diversas variáveis, como quanto é o valor do consórcio, quantas parcelas já foram pagas, quanto tempo falta até o final do contrato, entre outras. 

Mas, em geral, o consorciado deve cobrar um percentual sobre o valor do crédito como ágio, além do total que já foi pago. Desta forma, o comprador paga o valor das parcelas que foram pagas mais um ágio –  paga a mais pela vantagem de entrar no grupo com a contemplação em mãos.

Como vender a carta de crédito?

Atualmente, existem duas formas de vender a carta de crédito: com empresas especializadas ou por conta própria. A última opção é feita quando alguém te oferece uma proposta pela carta de crédito ou conhece pessoas que se interessariam.

Já a venda de cartas de crédito para empresas especializadas é mais prático. O consorciado vende a cota para a empresa e depois, ela vende para seus clientes. Ou seja, não precisa ter nenhum interessado pessoalmente no negócio e ainda é muito mais seguro, dado que essas empresas são confiáveis e agem dentro da regularidade.

Todo o processo de negociação, seja com empresas ou não, pode ser feito entre os envolvidos na operação. Mas, a concretização da venda só é feita se a administradora em que o consorciado tem contrato autorizar.

Essa medida visa dar mais segurança para operação e também oficializar o comprador como o novo integrante do consórcio. Após a aprovação, o vendedor passa a titularidade da cota contemplada para o comprador e pronto, negócio fechado. 

Sem burocracia, lentidão ou maiores transtornos. Tudo feito com segurança e transparência. O comprador assume o lugar do antigo consorciado no grupo e continua pagando as parcelas restantes até o final do contrato. 

Venda sua cota para a Cartas de Crédito

A Cartas de Crédito é uma empresa confiável, ética e muito transparente. Ideal para a compra e vendas de consórcio contemplado! Caso tenha se interessado por vender sua cota, entre em contato com a gente.

Oferecemos as melhores soluções e praticidade para a realização dessa operação. Se houver alguma dúvida sobre o tema, nosso atendimento está disposto a ajudar.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.