Compra de cotas contempladas: como funciona?
Quando uma pessoa pretende comprar um bem, existem três principais opções de compra: à vista, financiado ou pelo consórcio. Em muitos casos, comprar à vista ou financiado não é uma possibilidade pelo alto valor, ou prazos longos. Por isso, o consórcio se torna uma opção bem viável.
Mas, se esperar pelo lance ou sorteio não é possível, existe a possibilidade da compra de cotas contempladas, seja para conquistar um carro ou imóvel mais rápido ou gerar uma nova fonte de renda.
O que são cotas contempladas?
Antes de entender o que são cotas contempladas, é preciso conhecer o conceito de consórcio.
Essa é uma forma de autofinanciamento em grupo, onde diversas pessoas se unem para comprar um bem específico, sendo os formatos mais comuns automóveis (carro, moto e caminhão) ou propriedade (casa, terreno ou apartamento). Isso significa que o consórcio irá existir até que o último membro tenha sua cota contemplada.
Ou seja, cotas contempladas são as cotas de consórcio que já foram sorteadas ou lances que foram aceitos, resultando na liberação da carta de crédito para o consorciado. Com essa carta, o contemplado pode adquirir o bem ou serviço desejado, conforme o valor estipulado no contrato de consórcio.
Vale destacar que, após a contemplação, o consorciado continua pagando as parcelas restantes do consórcio, mesmo já tendo obtido a carta de crédito.
Como é possível comprar cotas contempladas?
Uma das principais vantagens das cotas contempladas é que elas podem ser vendidas ou transferidas para outra pessoa, o que pode ser interessante para quem deseja adquirir um bem de forma rápida, sem precisar aguardar o sorteio ou dar lances no consórcio.
É a partir desse momento que a compra de cotas contempladas ocorre. Vamos entender como funciona esse processo:
Primeiro passo: definir seus objetivos para uma compra consciente é essencial. Nesse primeiro momento, entenda o que você pretende comprar, por quanto, e a que prazo.
Segundo passo: é necessário identificar as cotas contempladas disponíveis no mercado. Isso pode ser feito aqui mesmo na Cartas de Crédito, onde possuímos um portfólio repleto de cotas para auto, imóvel, pesados, entre outros.
Terceiro passo: analisaremos juntos, as condições da cota: como o valor da carta de crédito, o saldo devedor, o valor das parcelas restantes, e as regras do consórcio. Isso garante que a compra seja vantajosa e dentro do orçamento estipulado.
Quarto passo: como intermediários, faremos uma negociação entre comprador e vendedor da cota contemplada para chegar a um acordo sobre o valor a ser pago pela cota, considerando o benefício de já ter a carta de crédito disponível.
Quinto passo: após a negociação, é necessário formalizar a transferência da cota contemplada. Isso envolve a assinatura de um contrato de cessão de direitos entre o vendedor e o comprador, e a comunicação à administradora do consórcio, que deve aprovar a transferência.
Sexto passo: a administradora do consórcio avaliará a solicitação de transferência para garantir que o comprador atende aos requisitos do grupo de consórcio, como capacidade financeira para arcar com as parcelas restantes.
Sétimo passo: após a transferência e a aprovação da administradora, o novo consorciado pode utilizar a carta de crédito para adquirir o bem ou serviço desejado, conforme o valor estipulado.
Oitavo passo: mesmo após a contemplação, o novo proprietário da cota contemplada é responsável por continuar pagando as parcelas restantes até o final do consórcio.
Quais são as vantagens desta modalidade de compra?
A compra de cotas contempladas em um consórcio oferece várias vantagens que podem atrair os consumidores que desejam adquirir bens ou serviços de forma planejada.
Uma das principais vantagens é a disponibilidade imediata do crédito, já que ao comprar cotas contempladas, o consumidor tem acesso “instantâneo” ao valor da carta, podendo adquirir o bem assim que finalizar a transação.
Consequentemente, isso leva a outro benefício, a economia de tempo. Ao não optar por um consórcio tradicional, o comprador não precisa esperar meses ou até anos para ser contemplado.
Além disso, o valor da cota contemplada pode ser negociado diretamente com o vendedor da cota. Isso pode resultar em condições mais vantajosas, como descontos ou prazos de pagamento diferenciados.
Outro ponto muito importante é a fuga da burocracia. Como o consorciado que vende a cota contemplada já passou pelo processo de contemplação, o novo comprador não precisa se preocupar com a burocracia associada à fase de sorteio ou lances, agilizando a transação.
Por fim, essa alternativa é especialmente vantajosa para quem deseja adquirir um bem ou serviço de forma mais rápida e sem a necessidade de financiar, já que o consórcio não envolve juros como um financiamento tradicional.