Planejamento financeiro: entenda as vantagens de adquirir uma moto por consórcio

Comprar uma moto pode ser um grande passo para aumentar a sua qualidade de vida. Afinal, passar horas no trânsito ou esperando em final de ônibus estressa qualquer pessoa.

Além de causar atrasos, dificultar a rotina das pessoas e torná-la menos prática. O que pode ser algo rápido se torna mais devagar por causa desses fatores. No entanto, comprar uma moto requer bastante planejamento financeiro.

Embora sejam mais baratas do que carros – dependendo dos modelos -, ainda é um investimento alto, o qual precisa ser bem pensado. Caso contrário, o que seria um grande aliado na qualidade de vida se torna um estresse financeiro.

O consórcio, portanto, é uma das alternativas mais recomendadas para aquisição de bens de alto valor, segura e planejada. Essa opção pode ser usada para a compra de motos novas ou usadas, tendo como grande diferencial a adequação das parcelas de acordo com as condições de cada pessoa. 

Essa modalidade de compra não exige taxa de entrada, é liberada sem o pagamento de juros e tem as melhores condições de pagamento do mercado. É uma boa opção para compras planejadas, as quais não representem riscos financeiros aos compradores a longo prazo.

O consórcio de motos está se consolidando entre as modalidades de compra mais procuradas pelos brasileiros e investidores. Porém, é algo ainda relativamente novo no mercado aqui no Brasil, por isso, vamos explicar o que é essa alternativa e como ela funciona.

Mais do que isso: listamos algumas vantagens de comprar motos novas ou seminovas por meio do consórcio. Acompanhe e saiba tudo sobre o tema!

Consórcio: O que é? Como funciona?

O consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo, realizada em grupo. Basicamente, pessoas físicas ou jurídicas com o mesmo interesse – a compra de uma moto, neste caso – são reunidas pelas administradoras.

Essas empresas são responsáveis por organizar todos os processos relacionados ao consórcio. Mensalmente, cada um dos participantes contribui com parcelas previamente estabelecidas, formando um fundo coletivo.

Em determinado momento, esse fundo chega ao valor necessário para que as contemplações comecem a acontecer. Então, uma vez por mês as assembleias são feitas para a realização dos sorteios e lances.

Neste momento, mensalmente, um participante é sorteado para receber a carta de crédito, documento em que há todo o valor necessário para que o consorciado adquira o bem que deseja.

O participante que não deseja esperar até o sorteio para ser contemplado, pode realizar os lances. Em resumo, cada integrante recebe o valor total da compra da moto à vista.

A pessoa pode comprar imediatamente, assim que estiver com a cota contemplada em mãos. Após a contemplação, o consorciado deve continuar pagando as mensalidades para que os outros também tenham essa oportunidade.

Detalhe importante: o consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo. O participante pode ser sorteado no primeiro mês do contrato ou apenas no último.

Muitos podem ver este fato como algo negativo, mas o ideal é ver o consórcio de motos como uma oportunidade de realizar uma compra programada, planejada e segura. Entenda!

Consórcio de motos é uma modalidade vantajosa para o planejamento financeiro das pessoas

Pensando em planejamento financeiro, o consórcio pode ser a melhor alternativa. Isso porque do início ao fim do contrato, a parcela tem o mesmo valor e caso o consorciado não pague a mensalidade em dia, não há uma cobrança exorbitante de juros.

Quando isso acontece, o participante não pode ser contemplado até que a situação seja regularizada. Então, o consórcio é uma boa alternativa para estabelecer a quantia que será investida por mês ao longo dos anos de contrato.

A compra é planejada, programada e não proporciona dívidas após a aquisição do bem. Essa é apenas uma das vantagens do consórcio. A seguir, confira outras que vão te convencer dos benefícios dessa alternativa.

Com o consórcio não existe burocracia!

O consórcio é uma modalidade fácil e prática de ser feita. Não há burocracias ou necessidade de aprovação de pedido ou qualquer outro processo demorado e burocrático.

Como a administradora fica responsável por guardar o dinheiro, para contratar este serviço, a pessoa deve procurar por uma dessas empresas, dizer qual a sua pretensão e assinar a documentação de participação no grupo.

Além de pagar as prestações posteriormente, é claro. Quem financia a carta de crédito contemplada, ou seja, o valor da compra, são os participantes. Desta forma, não é preciso que uma instituição bancária injete valores para cobrar posteriormente do cliente.

Com isso, não há taxas de juros, risco de perder dinheiro ou ter o pedido de aquisição negado. Rápido, prático, seguro e sem burocracias!

O consórcio permite compras mais seguras

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado pode comprar o bem que deseja à vista. Esse fato em conjunto com a possibilidade de se programar financeiramente proporciona compras mais seguras e assertivas.

O participante adquire o que deseja, sem dívidas bancárias, taxas de juros ou problemas com parcelamentos a longo prazo.

Aumenta o poder de negociação

Por ser uma alternativa de compra à vista, a pessoa pode negociar valores no momento da compra. Então, é possível ganhar descontos, melhores condições de pagamento e até mesmo brindes.

Se sobrar dinheiro, o participante pode usar o valor para colocar acessórios na motocicleta e personalizá-la como bem pretender.

O consórcio de motos é incrível, mas funciona a longo prazo. Isso te desanima? Nós temos a solução!

Para quem não deseja esperar por tantos meses e contar com a sorte para ser sorteado e finalmente conseguir comprar o bem, a compra de cartas de crédito é a melhor alternativa.

É uma modalidade legal, segura e prática. A pessoa compra a carta contemplada com o valor do bem à vista de algum participante e assume seu lugar no consórcio. Sendo assim, já entra no grupo com status de contemplado, com a quantia em mãos para comprar o bem que deseja.

Depois, ela continua a pagar as mensalidades até o final do contrato. No final das contas, essa alternativa sai em conta e é extremamente vantajosa para compradores e investidores.

Se quiser saber mais sobre a compra de cartas de crédito, entre em contato conosco! Somos especialistas nessa modalidade, oferecemos a confiança e praticidade necessária neste momento.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.