Consórcio imobiliário para investimento vale a pena?

O consórcio imobiliário é uma das modalidades procuradas pelos brasileiros que desejam  realizar o sonho de adquirir a casa própria, reformar um imóvel ou comprar terrenos para construir. 

É também uma alternativa vantajosa para investir no mercado imobiliário. Este tipo de investimento pode ser extremamente vantajoso, dado que há a valorização de imóveis e alta demanda.

A tendência é que casas, apartamentos, terrenos e salas comerciais valorizem com o tempo, ainda mais se passarem por reformas ou a região ser valorizada – como com a abertura de shoppings, mercados e outros comércios.

O investidor compra o imóvel e depois da valorização, o vende por um valor mais caro. Outra forma de investir no ramo imobiliário é comprando o bem e o colocando para aluguel. Assim, a pessoa tem uma renda extra passiva todos os meses. 

Além da valorização, outra grande vantagem de investir nesse segmento é a demanda. Este mercado nunca perde relevância, independentemente do que aconteça. 

Afinal, sempre haverá pessoas buscando por moradia. Então, seja para alugar ou vender, investir em um imóvel é uma alternativa segura. No entanto, para ser um investimento vantajoso, as pessoas precisam ter cautela.

Imóveis e terrenos são bens de alto valor, por isso, a compra deles deve ser bem pensada e planejada. Para servir como investimento, o investidor não pode se endividar com a aquisição e ter outros problemas financeiros.

Desta forma, para que o investimento imobiliário seja vantajoso, o ideal é optar pelo consórcio como modalidade de compra. Você já conhece essa alternativa? A seguir, explicaremos tudo que precisa saber sobre o tema para realizar investimentos mais assertivos.

Guia definitivo sobre o consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra em ascensão no Brasil. Embora exista há bastante tempo, só se popularizou nos últimos anos no país. Hoje, é uma alternativa conhecida por ter as melhores condições de pagamento do mercado.

É possível adquirir diversos bens e serviços com o consórcio. Cirurgias estéticas, carros, motos, reformas residenciais, imóveis, entre outros. O consorciado deve apenas encontrar um grupo de pessoas com o mesmo interesse. Como assim?

Basicamente, o consórcio de imóveis é uma modalidade de compra em grupo. Pessoas com o mesmo interesse, neste caso na compra de imóveis, são reunidas pelas administradoras e dão início ao consórcio.

Cada participante contribui mensalmente com uma quantia pré estabelecida em contrato, formando um fundo coletivo. Quando o fundo atinge uma determinada quantia, a administradora começa a promover os sorteios e lances.

Ou seja, as contemplações. Também uma vez ao mês, um participante é sorteado para receber a carta de crédito, documento que representa o valor total do bem à vista.

A pessoa pode comprar o imóvel à vista assim que for contemplado. Quem quiser antecipar a contemplação e não contar com a sorte, pode oferecer lances. Caso seja o maior lance, o participante leva o documento.

Mas, afinal, quais as vantagens do consórcio imobiliário para investidores? Os benefícios são diversos e contribuem para investimentos mais seguros. Entenda!

Por que é a melhor alternativa para esse tipo de investimento? 

O consórcio representa uma modalidade de compra programada. Ou seja, o investidor não precisa dar quantias de entrada e tampouco se preocupar com taxas de juros.

Sendo assim, ele paga exatamente o mesmo valor até o final do contrato, sem ser pego de surpresa com acréscimos desnecessários. O investidor, até ser contemplado, pode planejar como usará o imóvel, juntar dinheiro para reformá-lo, entre outras possibilidades.

É a alternativa perfeita para negócios seguros, planejados e assertivos. Vale ressaltar que o valor da contemplação é atualizado ao longo do contrato, assim nenhum consorciado, independentemente de quando conseguir a carta de crédito, perderá poder de compra.

Como contratar um consórcio imobiliário?

Para contratar um consórcio é muito simples. Essa é uma das vantagens dessa modalidade, não há burocracias. Basta procurar por uma administradora e indicar qual a sua intenção de compra, condições de pagamento e outras informações importantes.

A pessoa assinará alguns documentos e pronto, dará início ao processo do consórcio. No entanto, um detalhe que deve ser considerado é que esta modalidade é a longo prazo.

O consorciado pode ser sorteado no primeiro mês ou no último do contrato. Mesmo que opte pelos lances, é possível que outra pessoa ofereça valores maiores e leve vantagem nesse momento.

Muitos se desanimam com esse aspecto, no entanto, há uma forma de contar com os benefícios do consórcio, sem precisar esperar meses até a contemplação. É a compra de cartas contempladas.

É uma alternativa segura, eficiente e prática. O investidor compra uma carta de crédito já contemplada e entra no grupo do consórcio com o status de contemplado. Sendo assim, já tem o valor da compra do bem à vista, pronto para usá-lo.

Depois, ele assume as responsabilidades do consórcio até o final do contrato. Se colocar os números na ponta do lápis, é uma opção bastante interessante para investidores.

Além de que, se o investidor estiver em um consórcio imobiliário, pode esperar ser contemplado e vender a cota contemplada por um valor mais alto do que o investido, lucrando com essa modalidade.

Se você quer saber mais sobre essa modalidade, entre em contato! A Cartas de Crédito é especializada na compra e venda de consórcios contemplados e está pronta para te atender.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.