Consórcio para empresas: vale a pena?

Um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores é garantir a saúde financeira da marca ou estabelecimento no médio e longo prazo, e a dúvida sobre consórcio sempre aparece. 

Isso porque se engana quem pensa que basta abrir um CNPJ e oferecer produtos e serviços para uma clientela estipulada para que o negócio seja sustentável e lucrativo, já que os investimentos são necessários mesmo quando já há certa consolidação no mercado. 

No entanto, organizar as finanças da empresa e garantir que sobre um dinheirinho todo mês para reaplicar no próprio negócio parece um desafio intransponível para muitos empreendedores brasileiros, especialmente em momentos de instabilidade econômica, como pelo qual o país passa. 

Diante disso, muitas empresas se veem estagnadas e impossibilitadas de investir em veículos, maquinários, reformas, ampliações e outras melhorias que poderiam contribuir para seu crescimento.

No entanto, existe uma modalidade de investimento segura, eficiente e muito acessível, ideal para esses momentos: o consórcio.

Por meio do pagamento de parcelas mensais fixas e previsíveis, o consorciado adquire uma carta de crédito que pode ser usada como forma de pagamento para adquirir o bem desejado, como veículos, utilitários, imóveis, entre outros.

O acesso à carta de crédito é liberado mediante a contemplação, que é definida por sorteio, de acordo com as regras estipuladas no momento da contratação do consórcio. 

Por contar com o fator sorte, o acesso à carta de crédito pode demorar mais ou menos tempo, o que deixa alguns empresários um pouco inseguros quanto à compra de consórcios para investir na própria empresa, uma vez que esse tipo de demanda geralmente exige uma maior agilidade na obtenção do bem desejado.  

Aqui uma boa dica é investir nas cartas contempladas, que oferecem a facilidade do consórcio com a praticidade do acesso imediato ao valor desejado. 

Veja como funciona a compra de cartas contempladas a seguir: 

Como comprar cartas contempladas?

As cartas contempladas são disponibilizadas por empresas especializadas na compra e venda de consórcios em andamento.

Geralmente, essas mesmas empresas compram a titularidade desse documento de crédito de consorciados que, por alguma razão, decidem abrir mão do investimento após a contemplação. 

Então, o crédito fica disponível para outra pessoa utilizar, desde que faça os trâmites necessários para a aquisição do consórcio contemplado. 

Com a compra, a titularidade é transferida, e o novo consorciado pode utilizar o valor da maneira que preferir, desde que a compra esteja dentro da categoria do consórcio contemplado.

Ou seja, cartas de consórcio imobiliário somente podem ser utilizadas para a aquisição de bens desse tipo. Consórcio de automóveis somente servem para a compra de automóveis e assim por diante. 

A transação é prevista na Lei dos Consórcios (Lei nº 11.795, de 2008) e, ao adquirir um consórcio em andamento, o comprador também se compromete a arcar com as parcelas restantes, quitando qualquer débito que esteja em aberto dentro dos prazos estabelecidos. 

Vale lembrar também que apenas empresas especializadas devem realizar esse trâmite, pois esses estabelecimentos se comprometem a checar a existência das cartas contempladas, sua liberação para venda, autenticidade do sorteio, entre outros fatores importantes que devem ser analisados para evitar golpes. 

Vantagens das cartas contempladas para empresas

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o processo de compra e venda de cartas contempladas, veja suas principais vantagens:

  • Não incidência de juros, diferente dos financiamentos;
  • Maior possibilidade de negociação, pois a carta contemplada pode ser utilizada no pagamento à vista do bem desejado;
  • Rapidez na aquisição, com acesso imediato ao crédito disponibilizado;
  • Previsibilidade no pagamento, sem taxas ou valores escondidos;
  • Segurança, já que existem leis específicas que regem a compra e venda de consórcios;
  • Possibilidade de continuar investindo no seu negócio, sem precisar se endividar para isso;
  • Possibilidade de compra de bens novos ou seminovos;
  • Entre outras.

Compre cartas contempladas com a Cartas de Crédito!

Para adquirir sua carta de crédito conte com uma empresa de confiança, como a Cartas de Crédito.

Há mais de 30 anos somos referência na compra e venda de cartas contempladas, com os melhores preços e condições de pagamento do mercado. 

Saiba mais sobre a Cartas de Crédito acessando nosso site e tire suas dúvidas com nosso atendimento especializado.

Será um prazer atender você e te ajudar a investir no crescimento de sua empresa com segurança e tranquilidade. Conte com a gente! 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.