O que é consórcio de imóveis? Entenda como essa modalidade de compra funciona na prática

Consórcio de imóveis (ou habitacional) é uma modalidade de compra a longo prazo. Por meio dele é possível adquirir casas, terrenos, apartamentos na planta ou prontos, salas comerciais e outros tipos de imóveis. 

Basicamente, o consórcio imobiliário funciona da seguinte maneira: é uma modalidade de compra em grupo em que cada participante contribui mensalmente para a construção de um fundo coletivo. 

O valor dessa contribuição é pré-estabelecido antes do início do processo e está prescrito em contrato. Quando o fundo coletivo chega a um determinado valor – que também já está acordado – começam os sorteios e lances. 

Uma vez ao mês ocorrem as assembleias, reuniões que os consorciados têm com as administradoras (empresas que organizam o consórcio). Uma série de informações são avaliadas neste momento.

Há, por exemplo, a conferência da regularidade financeira de cada participante, assim como outras questões burocráticas. Além disso, a principal tarefa durante essas reuniões são os sorteios. 

Então, uma vez ao mês um consorciado do grupo é sorteado para receber a carta de crédito. Este é um documento que representa o valor total do consórcio para que a pessoa faça a compra do bem à vista.

Ou seja, ao receber essa carta, o consorciado pode adquirir o imóvel desejado à vista, sem nenhuma parcela ou empréstimos bancários. Depois de contemplado, o consorciado continua contribuindo mensalmente até o final do contrato. 

Assim todos conseguem ser contemplados e contar com os benefícios do consórcio a longo prazo. Essa modalidade causa diversas dúvidas por funcionar de uma maneira diferente das demais.

Por este motivo, a seguir, abordaremos quais as vantagens do consórcio imobiliário e outras informações importantes sobre ele. Acompanhe para descobrir tudo que precisa saber sobre a modalidade mais vantajosa do mercado. 

Consórcio de imóveis: por que contratar?

Segundo especialistas do mercado financeiro, o consórcio pode ser uma das alternativas mais vantajosas para a compra de imóveis atualmente. Embora pareça uma novidade, essa modalidade já existe há anos. 

O consórcio surgiu no Brasil por volta dos anos 60, na recém-inaugurada cidade de Brasília. Nessa época dois homens, Luiz Henrique Horta e João Francisco Costa Meirelles, tiveram a ideia de reunir um grupo de pessoas interessadas em comprar um automóvel.

Desde então, o consórcio vem se popularizando e hoje em dia, há diversas leis e normas que regulamentam essa atividade financeira. Com isso, essa modalidade se tornou extremamente segura e vantajosa, ajudando milhares de pessoas a conquistarem seus sonhos. 

Dentre as principais vantagens do consórcio estão as suas condições de pagamento. Essa modalidade é conhecida por facilitar a compra de bens de alto valor, já que não exige taxas de entrada e não cobra juros. 

Essa é uma grande vantagem em relação ao financiamento, por exemplo, em que a pessoa pode se enfiar em uma grande dívida e acabar pagando mais do que o imóvel realmente vale. 

O consórcio também é conhecido por ser uma opção de compra planejada, já que todas as parcelas terão o mesmo valor durante o contrato. A pessoa consegue se organizar para pagar aquela quantia todos os meses para ser contemplada.

O que é ótimo para evitar dívidas e ter problemas financeiros durante o processo. Contudo, há um ponto que deve ser destacado: o consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo.

Afinal, o participante pode ser sorteado no começo do contrato ou somente no final, não há como saber. Esse é o único ponto que pode desagradar algumas pessoas, as quais desejam comprar o imóvel a curto ou médio prazo. 

Compra de cartas contempladas

Uma alternativa é a compra de cartas contempladas. Essa é uma modalidade mais atual que une as vantagens do consórcio com a compra imediata do bem. Neste caso, o participante compra a carta de crédito contemplada de algum participante. 

Ou seja, de outra pessoa que já está em um grupo de consórcio. Muitos acabam desistindo ou usam as cartas como investimento, vendendo elas por um valor um pouco acima.

É uma boa opção porque o participante escolhe a carta de crédito do consórcio de imóveis que deseja, faz o pagamento e a titularidade do documento é transferida para o seu nome.

Com isso, ele assume as responsabilidades e obrigações do consórcio, como as parcelas restantes até o final do contrato. Com a carta em mãos, o participante consegue comprar o imóvel imediatamente e o melhor: à vista.

Todo esse processo é realizado por meio de uma administradora, a qual garantirá toda a segurança necessária para essa transação. 

É uma modalidade extremamente vantajosa, segura e confiável. Muitos já se beneficiaram por ela, por isso, a compra de cartas contempladas estão se popularizando. 

A Cartas de Crédito oferece várias opções de cotas contempladas de imóveis, vale a pena conferi-las e conhecer essa alternativa ainda melhor. Se precisar de ajuda, conte conosco para a realização desse sonho. 

Será um prazer ajudar!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.