Consórcio imobiliário é dica para driblar juros

Já há alguns anos o Brasil tem passado por momentos de crise e instabilidade financeira, que foi ainda mais agravada após os efeitos negativos da pandemia de covid-19 na economia do país.  

Prova disso é que, entre março de 2021 e agosto de 2022, a Selic – taxa básica de juros do Brasil – enfrentou aumentos consecutivos, uma tentativa do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para conter a inflação.

Na última atualização do índice, em 3 de agosto, os juros passaram de 13,25% para 13,75%, aumento de 0,5 ponto percentual ao ano.

Ainda de acordo com o Copom, esse foi o último reajuste até o fim de 2022, mas os efeitos negativos do aumento da taxa prometem ter reflexos na vida do brasileiro por mais alguns anos, especialmente no que diz respeito aos financiamentos.

Isso porque, mesmo que bancos e outras instituições financeiras usem diversos critérios para definição das taxas de juros, a Selic tem influência direta nesse cálculo. 

Como consequência, um dos setores mais afetados é o imobiliário, uma vez que muitas pessoas recorrem ao financiamento para comprar casas e apartamentos, que são bens de alto valor. 

E, com os juros mais altos, o crédito acaba saindo muito caro, o que faz com que inúmeras famílias acabem não conseguindo arcar com a parcela e desistam da compra.

Mas você sabia que, mesmo nesse cenário, é possível investir no sonho da casa própria de uma forma segura, acessível e muito mais econômica?

Com consórcio imobiliário você tem uma série de vantagens e benefícios, como a não incidência de juros mensais, que ajuda a reduzir consideravelmente o valor investido. 

A modalidade de crédito também permite maior previsibilidade sobre o montante pago ao final do prazo estipulado, além de ser mais prática e menos burocrática do que um financiamento. 

Quer saber mais sobre o assunto? Veja a seguir tudo o que você precisa sobre o consórcio imobiliário e descubra também como investir com segurança!

Como funciona?

De modo geral, os consórcios funcionam por meio de formação de grupos de pessoas com o mesmo objetivo de compra, administrados por uma empresa que fica responsável por receber os valores, organizar os sorteios da contemplação e distribuir os prêmios aos consorciados.

Por sua vez, o consorciado deve se comprometer com o pagamento de parcelas fixas mensais, cujo valor é combinado no momento da contratação do consórcio. 

Então, é só aguardar o momento da contemplação, que é quando será liberado o acesso à carta de crédito, que pode ser utilizada como forma de pagamento (total ou parcial) para a compra do bem desejado. 

O valor da carta de crédito é correspondente ao que foi contratado no início do grupo do consórcio, sempre atualizado para que os últimos sorteados tenham o mesmo poder de compra dos primeiros, considerando as oscilações da economia. 

Vale ressaltar que, mesmo após a contemplação, é necessário continuar arcando com o pagamento das parcelas restantes dentro do prazo combinado. 

A não quitação do valor pode trazer consequências sérias, como a negativação do nome do consorciado junto aos órgãos competentes.

Compra e venda de consórcio imobiliário em andamento

A única desvantagem que os consórcios podem oferecer para algumas pessoas é em relação ao tempo que é necessário esperar pela contemplação, que pode ser mais longo ou mais curto, dependendo do sorteio. 

Logo, em alguns casos, o consórcio imobiliário pode não parecer uma boa opção, especialmente para quem tem um pouco mais de pressa.

No entanto, essa questão pode ser facilmente resolvida com a compra de consórcios em andamento e cartas contempladas, que oferecem as vantagens financeiras do consórcio, com muito mais agilidade. 

Essa transação é segura e prevista na Lei dos Consórcios (Lei nº 11.795, de 2008), sendo viabilizada devido à desistência de alguns participantes que, pelos mais diversos motivos, decidem abrir mão do negócio

A maior vantagem em adquirir um consórcio em andamento é que a contemplação costuma acontecer mais rapidamente, já que alguns sorteios já foram realizados e menos pessoas aguardam pela liberação da carta de crédito. 

No caso da compra de cartas contempladas, o processo de aquisição do bem acontece ainda mais rapidamente, uma vez que já houve o sorteio e o valor está liberado para ser utilizado. 

Além disso, as cartas contempladas ainda permitem ao portador um maior poder de negociação, possibilitando a compra à vista que, em alguns casos, ainda rende bons descontos.   

Vale lembrar que tanto no caso dos consórcios em andamento, quanto nas cartas contempladas, é necessário que o novo consorciado arque com as parcelas em aberto – que também devem ser informadas no momento da compra -, evitando a inadimplência e problemas recorrentes dela. 

Para negociar com tranquilidade, é necessário contar com uma empresa especializada, que será responsável por todos os trâmites que envolvem a transferência de titularidade de um consórcio de uma pessoa para outra, garantindo que o processo seja concluído com sucesso e evitando golpes e fraudes. 

Consórcio imobiliário é com a Cartas de Crédito!

Quer saber mais sobre a compra e venda de consórcio contemplado? Então venha para a Cartas de Crédito!

Com mais de 30 anos de existência, nossa empresa oferece as melhores soluções em cartas contempladas para imóveis e veículos, com os melhores preços e condições de pagamento do mercado. 

Se você está interessado em vender seu consórcio contemplado, nós também temos a melhor proposta para você. Acesse o site e confira. 

Conte com a gente. Será um prazer atender você!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.