Como utilizar carta de crédito para aquisição de veículos seminovos?

Com o aumento das taxas de juros, o consórcio – que já é muito popular entre os brasileiros – ganha ainda mais importância nas transações para compra de bens de alto valor.

É o caso da compra de imóveis, sejam eles comerciais ou residenciais, viagens e automóveis, que podem ser carros, motocicletas ou veículos utilitários, como carretas e caminhões.

No entanto, muito se engana quem pensa que as cartas de crédito só podem ser utilizadas para a compra de  veículos zero quilômetro, pois essa também é uma excelente opção para quem quer adquirir veículos seminovos

Afinal, as vantagens do consórcio são inúmeras, como principalmente a não incidência de juros e a maior previsibilidade dos valores pagos ao final do planejamento, o que faz com que essa modalidade de crédito seja muito mais interessante do que os financiamentos, por exemplo.

Além disso, usar uma carta de crédito é muito simples, basta seguir alguns passos para garantir que o negócio valha a pena.

Veja algumas dicas a seguir!

Como funciona o consórcio?

O funcionamento dos consórcios para veículos seminovos é o mesmo dos demais tipos de consórcio, ou seja, é necessário que o interessado busque por uma administradora que organize grupos e adquira sua cota.

A partir daí, o consorciado se compromete com o pagamento de parcelas mensais com valores fixos, enquanto aguarda a contemplação, que é quando a carta de crédito será disponibilizada para a aquisição. 

Assim como nos demais consórcios, é possível antecipar contemplação por meio de lances, que são a oferta de valores mais altos para acelerar esse processo. 

Outra opção para quem tem mais pressa é a aquisição de cartas contempladas, que são disponibilizadas por consorciados que, por algum motivo, não têm mais interesse em adquirir o bem objeto do consórcio. 

Essas cartas são compradas e vendidas por empresas especializadas, que fazem todo o intermédio entre o vendedor, comprador e a administradora do consórcio, garantindo o bom andamento e a segurança da transação. 

Para quem vende, a vantagem da transação é recuperar o dinheiro investido para que os valores possam ser utilizados de outra forma.

Para quem compra, é a chance de aproveitar os valores em conta de um consórcio, sem precisar esperar uma quantidade considerável de tempo.

Além disso, ao utilizar uma carta de crédito para a aquisição de um bem, o consorciado tem maior poder de negociação, já que o documento permite o pagamento à vista, o que costuma render bons descontos. 

Vale lembrar que esse tipo de negociação é permitida pelo Banco Central e, portanto, reconhecida por lei, basta que seja feita da forma correta, com uma empresa de confiança, para evitar golpes e outras dores de cabeça.

Veículos seminovos: como fazer a aquisição valer a pena?

Para fazer com que a aquisição do veículo seminovo utilizando cartas de crédito valha a pena, é preciso levar em conta o tipo de veículo escolhido. 

No caso de carros, o consorciado deve escolher um veículo que tenha, no máximo, 5 anos de fabricação, para que a compra valha a pena. Além disso, é necessário que o valor seja igual ou superior ao saldo da cota. 

Deve-se observar, ainda, que a aquisição de carros com mais de 10 anos de fabricação não será aceita, então é preciso escolher com cuidado e atenção. 

No caso de motocicletas, a indicação é que o veículo tenha, no máximo, 2 anos de fabricação, também observando a questão do valor descrita acima. Para esse tipo de veículo, não será aceita a aquisição de motos com mais de 5 anos de fabricação. 

As mesmas regras se aplicam para a compra de caminhões, carretas e outros veículos utilitários. 

Vantagens de adquirir veículos seminovos

Como vimos, o consórcio, por si só, já traz vantagens que vão desde a economia até a praticidade na hora de fechar negócio, mas você sabe quais são os benefícios de comprar um veículo seminovo? Veja só!

  • Possibilidade de aquisição de um veículo mais completo: com o valor que seria utilizado para comprar um carro zero na versão mais básica, você consegue adquirir ótimos veículos usados, completos com opcionais como itens de segurança, vidros e travas elétricos, ar condicionado, etc;
  • Seguro mais barato: o seguro de carros seminovos costuma ser bem mais em conta do que os de carros zero, proporcionando uma importante economia no médio e longo prazo;
  • Documentação menos cara: a mesma lógica da economia com o seguro se aplica à documentação.

Como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é calculado em cima do valor de tabela do veículo, quanto menor o valor pago, menor também será essa taxa anual. 

  • Valorização: ao sair da concessionária, o veículo zero tem uma taxa de desvalorização de até 20% ao ano, o que pode representar perda de dinheiro na hora da revenda.

No caso dos veículos seminovos esse movimento não acontece e, a depender das movimentações da economia, é possível até mesmo ganhar dinheiro na hora da venda, uma vez que a valorização dos veículos seminovos aumenta seu valor de revenda

Compre cartas contempladas para aquisição de veículos seminovos com a Cartas de Crédito!

Se interessou pela aquisição de veículos seminovos por meio de cartas contempladas e consórcios? Então adquira o seu com a Cartas de Crédito!

Há mais de 30 anos, somos referência na compra e venda de cartas contempladas, então você já sabe que pode confiar! 

Temos as melhores soluções para quem deseja adquirir bens de alto valor, sempre com as melhores condições de parcelamentos, juros e entradas do mercado. 

Saiba mais em nosso site e tire suas dúvidas no FAQ e com nosso atendimento. 

Conte com a Cartas de Crédito, ficaremos felizes em atender você!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.