Conheça as 5 dúvidas mais comuns sobre carta de crédito

Quando começamos a investir, é comum que surjam algumas dúvidas. Qual produto escolher? Como manter a constância para investir um pouco a cada mês? O que fazer com o montante acumulado?

Alguns tipos de investimento exigem grande aporte de dinheiro logo no primeiro momento. Outros são pouco rentáveis e, no fim das contas, o investidor pode até perder dinheiro. 

Uma opção extremamente segura, prática, acessível e, por isso, muito popular entre os brasileiros é o consórcio que permite que o consorciado destine um valor mensal para um objetivo de alto custo, como a compra de um imóvel ou automóvel

O funcionamento dessa modalidade de crédito é bastante simples: basta ingressar em um grupo de consórcio, pagar parcelas fixas mensais e aguardar a contemplação, que é feita por sorteio.

Quem tem um pouco mais de pressa de adquirir a carta de crédito disponibilizada pelo consórcio pode, ainda, aumentar as chances de contemplação a cada sorteio pagando valores a mais, que são conhecidos como lances.  

Entretanto, nem todo mundo pode esperar e, para essas pessoas, a melhor opção é adquirir cartas de crédito contempladas, que permitem acesso imediato ao bem desejado.

Essas cartas são vendidas por consorciados que, por algum motivo, optam por não dar prosseguimento ao consórcio, seja por razões financeiras, por não terem mais interesse naquele item ou por desejarem investir em outra coisa. 

O processo é simples, bem menos burocrático do que a contratação de um financiamento e tem ótimo custo benefício. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, separamos algumas das principais dúvidas que surgem quando o assunto são as cartas de crédito e vamos solucioná-las para que você tome a decisão mais acertada ao fazer sua aquisição. 

Acompanhe! 

1) O que é uma Carta de Crédito?

A carta de crédito é o que será entregue ao consorciado após o momento da contemplação. Ou seja, é munido dessa carta que você poderá fazer a aquisição do produto que deseja. 

Esse documento financeiro permite pagamento à vista, uma vez que engloba  valor total do que foi investido no consórcio. Portanto, se o consórcio é de R$30 mil, por exemplo, esse será o valor da sua carta de crédito. 

O documento é nominal, ou seja, apenas o consorciado pode utilizá-lo, o que garante a segurança da transação. 

2) Como funciona?

Após a contemplação, basta escolher o bem – casa, carro, moto, apartamento, etc –  e apresentar a carta de crédito como forma de pagamento. 

No caso das cartas contempladas, o funcionamento é o mesmo mas, antes desses trâmites, é preciso adquiri-las com uma administradora de consórcios devidamente reconhecida pelo Banco Central.

É também a administradora que cuida de todo processo de pagamento para que o bem seja liberado, por isso é importante ter a certeza de que a empresa é confiável. 

3) Por que vale a pena investir em cartas de crédito?

Além de serem uma forma prática e rápida de ter acesso a um bem de alto custo, as cartas de crédito são vantajosas pois dão maior poder de negociação ao comprador, uma vez que representam pagamento à vista, modalidade na qual é mais fácil conseguir descontos. 

Outra grande vantagem é que o valor das cartas é previsível, então você não precisa se preocupar com taxas – além da de administração  – ou juros escondidos.

Isso permite uma previsibilidade maior do valor a ser pago, com parcelas menores do que as de um financiamento, o que faz com que o consórcio e as cartas de crédito sejam muito mais acessíveis para todos, gerando uma enorme economia. 

As cartas também são relativamente flexíveis e podem ser utilizadas da maneira que o comprador desejar, desde que o tipo de bem adquirido respeite a modalidade do consórcio.

Ou seja, nos consórcios imobiliários, é possível comprar casas e apartamentos em construção ou unidades já prontas. Também pode-se utilizar o saldo para reforma e compra de materiais de construção utilizados no imóvel. 

Para automóveis, a lógica é a mesma. Pode-se comprar modelos novos ou seminovos, desde que os últimos respeitem a idade limite prevista no contrato do consórcio. 

Também é possível fazer uso do saldo restante – caso o veículo escolhido tenha menor valor – para arcar com a transferência, emplacamento, seguros e demais documentações necessárias. 

Para liberação do saldo, é preciso apresentar os documentos necessários à administradora, que cuidará dos demais trâmites da negociação. 

4) É seguro?

Desde que a compra de carta de crédito contemplada seja feita com uma administradora confiável, o processo é totalmente seguro. Esse tipo de transação é prevista na lei de consórcios e regulamentada por ela. 

Para ter total tranquilidade, jamais faça a compra diretamente com o dono do consórcio para evitar cair em golpes. 

Antes de mais nada, é preciso verificar se o consórcio existe, se está em dia, se o grupo é ativo, entre outras especificações que asseguram que você não terá prejuízos. 

Por isso, a compra com uma empresa especializada e de confiança é a melhor opção, uma vez que ela já terá feito toda essa checagem e consegue garantir a veracidade do negócio. 

Leia atentamente o contrato e certifique-se de não ter nenhuma dúvida sobre as cláusulas para não ter surpresas desagradáveis. 

E por último, mas não menos importante, atente-se para o fato de que, ao comprar uma carta contemplada, você terá de arcar com o compromisso financeiro até o fim caso o grupo ainda não tenha sido encerrado, pagando as parcelas restantes sejam quantas forem.

Avalie se o valor está dentro do seu orçamento e, caso a resposta seja afirmativa e todos os outros itens já tiverem sido seguidos, assine o contrato sem medo e usufrua do bem tão sonhado!

5) Onde adquirir cartas de crédito?

Na Cartas de Crédito, é claro! Somos uma empresa especializada em compra e venda de cartas de crédito contempladas, com soluções diversas para você escolher a que melhor se encaixa em suas necessidades. 

Confira nossos serviços no site, entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre a aquisição de cartas de crédito. Temos inúmeras vantagens e as melhores condições do mercado tanto para  pessoas físicas quanto para empresas.

Conte com a gente!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.