Compra de consórcios está em alta no país

Você sabia que a compra de consórcios está em alta no Brasil? Muito vantajosa, essa modalidade de crédito chama a atenção por ser mais prática e menos burocrática do que um financiamento e, assim, se torna mais atrativa para várias pessoas. 

Por isso, em 2021, o mercado de consórcios bateu recorde, com crescimento pelo segundo ano consecutivo.

Em 2020, segundo dados da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio), o Brasil chegou a sete milhões de consorciados, crescimento de 20%.

Já em 2021, o acumulado de vendas atingiu a marca de 3,46 milhões de novas cotas, crescimento de 14,6% em comparação ao ano anterior. Ainda de acordo com dados da Abac, o volume de negócios atingiu mais de R$222 bilhões. 

Em 2022, essa forma de aquisição de bens completa 60 anos de existência, e o cenário não poderia ser mais favorável.

Com o crescimento acumulado dos últimos dois anos, a busca pela compra e venda de consórcios se tornou ainda mais atrativa, principalmente pelas baixas taxas de juros, o que é essencial, uma vez que a Selic já alcança patamar de 12,75% ao ano. 

Quer saber mais sobre esse universo? Acompanhe e entenda como funcionam os consórcios e saiba como comprar ou vender cartas de crédito!

O que é um consórcio e como funciona?

O consórcio é uma forma de adquirir bens de alto valor – como carros, motos, imóveis residenciais, comerciais, entre outros – de forma parcelada, com as menores taxas de juros e com maior previsibilidade do que em financiamentos. 

Basicamente, grupos de consórcio são criados por administradoras com uma quantidade de cotas disponíveis para serem adquiridas. Assim, quem deseja fazer parte de um desses grupos, deve contratar uma administradora e fazer a aquisição.

A partir daí, o consorciado se compromete a pagar parcelas fixas mensais de determinado valor, que é destinado às cartas de crédito que serão distribuídas aos membros do grupo.

Essa distribuição é feita por meio da contemplação, que é o momento no qual o consorciado terá acesso à carta de crédito, que permite a compra do bem desejado. 

A contemplação é feita por meio de sorteios e as chances podem ser aceleradas com lances mais altos.

Embora seja muito interessante financeiramente falando, nem todas as pessoas têm condições de esperar o momento da contemplação do consórcio, que pode tanto acontecer rapidamente, quanto demorar vários meses. 

Por isso, existe a opção de adquirir cartas contempladas, que mesclam a rapidez da compra com os bons preços do consórcio.

O que é uma carta contemplada e como fazer a aquisição?

Como o nome sugere, as cartas contempladas são cartas de crédito que já foram disponibilizadas para um membro do grupo do consórcio e que, por algum motivo, estão disponíveis para venda. 

Com elas, é possível ter acesso imediato ao bem desejado, já que basta fazer a compra e apresentar a carta de crédito no momento da aquisição do bem, seja ele qual for. 

Por ser uma forma de compra à vista, com as cartas de crédito contempladas é possível, ainda, ter melhor poder de negociação, permitindo que você consiga ótimos descontos e possa fechar um bom negócio.

Para comprar uma carta de crédito contemplada com segurança é preciso fazer negócio com uma empresa confiável, que tenha contato direto com administradoras reconhecidas pelo Banco Central. 

Pode ficar tranquilo: esse tipo de transação é prevista na lei de consórcios e regulamentada por ela. 

Jamais faça negócios diretamente com o dono do consórcio porque é preciso verificar alguns fatores, como se o consórcio existe, se está em dia, se o grupo é ativo, entre outras especificações que apenas especialistas conseguirão checar com segurança. 

Não se esqueça de ler atentamente o contrato e tirar qualquer dúvida que possa aparecer.

Lembre-se que, ao adquirir uma carta de crédito contemplada, você precisará arcar com o compromisso financeiro até o fim, pagando as parcelas restantes do consórcio caso o grupo ainda não tenha sido encerrado.

Como vender meu consórcio?

Se você está do outro lado da negociação e deseja vender consórcio contemplado, com o aumento da procura, essa pode ser uma ótima oportunidade!

Para isso, é preciso seguir o seguinte passo a passo:

  1. Entre em contato com a administradora do consórcio para informar que deseja fazer a venda;
  2. Consulte uma empresa especializada em compra e venda de consórcios contemplados para iniciar a transação;
  3. Informe os dados solicitados, que serão pedidos para checagem dos documentos, para garantir que tudo está ok;
  4. Analise a proposta oferecida e, se o valor estiver de acordo com o que você deseja, basta fechar negócio e aguardar o dinheiro cair na conta. 

Mais uma vez, vale ressaltar que esse tipo de negociação jamais deve ser feita entre pessoas físicas, mas sim com o intermédio de uma empresa de confiança e que consiga garantir a segurança da transação, com as melhores condições e ofertas. 

Compra de consórcios é com a Cartas de Crédito!

Se você deseja comprar ou vender cotas de consórcio, conte com a Cartas de Crédito, empresa especializada e que oferece as melhores soluções para você!

Em nosso site, você pode conferir todos os detalhes sobre nossos serviços e tirar suas dúvidas sobre as cartas de crédito contempladas.

Conte com a gente, temos inúmeras vantagens e as melhores condições do mercado tanto para  pessoas físicas quanto para empresas. Entre em contato e saiba mais!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.