Como é a compra e venda de consórcios contemplados?

Algo que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil é a compra e venda de consórcios contemplados

Tradicionalmente, os consórcios são uma excelente opção para quem quer investir em um bem de alto valor, mas não pode arcar com uma compra à vista ou com os altíssimos juros de um financiamento. 

No entanto, nem todas as pessoas podem ingressar em um consórcio desde o início, por não poderem esperar pelo momento da contemplação, que pode levar meses e até mesmo anos. 

E é exatamente nesses casos que a compra e venda de cartas de crédito contempladas pode ser extremamente benéfica. 

Afinal, essa transação é uma forma de se beneficiar da ausência de juros e dos valores mais acessíveis de um consórcio, com a praticidade e rapidez de uma compra à vista. 

Quer saber mais sobre o assunto? É só acompanhar esse texto até o fim para descobrir como a compra e venda de consórcios contemplados pode ser uma excelente saída. Veja!

Como vender consórcio contemplado?

Mesmo após a contemplação, algumas pessoas decidem abrir mão do consórcio e optam por não utilizar a carta de crédito disponibilizada para adquirir o bem inicialmente desejado. 

Os motivos para essa desistência são vários, desde questões pessoais até financeiras, e a venda do consórcio é uma excelente alternativa para recuperar o que foi investido. 

Antigamente, o processo para a desistência dos consórcios era muito burocrático, mas hoje em dia toda transação pode ser feita de maneira muito simples e descomplicada, até mesmo pela internet. 

Em primeiro lugar, o consorciado que deseja vender a carta contemplada deve entrar em contato com a administradora do consórcio para informar o interesse na venda.

É também a administradora que será a responsável por autorizar ou não a transação de transferência da cota.

O segundo passo recomendado é consultar uma empresa especializada na compra e venda de consórcios, para que seja dado o andamento dos trâmites necessários para conclusão da operação. 

Alguns dados podem ser solicitados durante o processo, como como seu nome completo, telefone, email, administradora (banco), grupo, número da cota, tipo e valor do bem, quantidade de parcelas pagas e pendentes, dados sobre a contemplação da carta, entre outros. 

A empresa compradora de cotas de consórcio contempladas irá checar todas essas informações e, estando tudo certo, dará prosseguimento à venda da carta de crédito. 

Tais informações também serão utilizadas para o cálculo do valor da proposta de compra. 

Quanto vale uma carta de crédito contemplada?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre quem decide vender o próprio consórcio.

Afinal, para obter lucro na negociação, é importante analisar a proposta, e saber o que é considerado para chegar a um valor final é muito importante para garantir que o negócio vai valer a pena. 

Alguns dos fatores que são analisados para saber  quanto vale uma carta de crédito contemplada são: 

  • Situação da cota – cotas contempladas valem mais do que inativas;
  • Valor pago até o momento da venda;
  • Valores em aberto;
  • Quantidade de tempo até o fim do contrato;
  • Ágio;
  • Entre outros que devem ser discutidos e levados em conta no momento da negociação. 

Como comprar consórcio contemplado?

Se você deseja comprar um consórcio contemplado, é importante contar com o intermédio de administradoras confiáveis e certificadas pelo Banco Central.

Jamais faça negociações por conta própria, pois pessoas má intencionadas podem se aproveitar desse tipo de situação para aplicar golpes. 

Empresas especializadas são responsáveis por fazer o intermédio entre quem quer vender e quem quer comprar uma carta de crédito, auxiliando na definição de valores e nos termos da negociação. 

Então, é só escolher a carta que melhor se encaixa em suas condições e necessidades, indicando sempre qual bem deseja adquirir.

Isso é importante porque as cartas são nichadas, ou seja, cartas de crédito imobiliário somente podem ser utilizadas para a compra de casas e apartamentos, por exemplo, e assim por diante. 

Após a escolha, a negociação é concluída com a checagem de documentos, tanto do comprador, quanto do vendedor e, se tudo estiver dentro dos conformes, a administradora transfere a propriedade da carta para o comprador.

É importante lembrar que, após a aquisição da carta de crédito, o novo consorciado deve assumir a responsabilidade sobre o consórcio até o final, incluindo as parcelas restantes e quaisquer outros gastos necessários.

Compra e venda de consórcios contemplados é com a Cartas de Crédito!

Seja na compra ou na venda de consórcios contemplados, é muito importante contar com uma empresa de confiança para auxiliar em todo o processo. Afinal, estamos falando sobre documentos e transações financeiras, então todo cuidado é pouco.

Por isso, conte com a Cartas de Crédito, empresa que há mais de 30 anos atua na compra e venda de cartas contempladas com segurança e eficiência. 

Temos as melhores soluções para você, que deseja adquirir bens em diversas categorias e valores, com as melhores condições de parcelamentos, juros e entradas. 

Saiba mais em nosso site e tire suas dúvidas no FAQ e com nosso atendimento. 

Conte com a Cartas de Crédito, ficaremos felizes em atender você!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.