Consórcio para imóveis: invista com segurança

O consórcio para imóveis é uma ótima opção para quem deseja adquirir uma casa ou apartamento – bens de alto valor – de forma simples, prática, menos burocrática e mais econômica. 

Muitas pessoas recorrem à essa opção porque, diferentemente dos financiamentos, os consórcios não exigem extensas comprovações de renda e nem têm incidência de juros, o que torna o processo de  pagamento muito mais confortável e previsível.

E, em tempos de instabilidade econômica, a busca por consórcios cresce ainda mais, pois essa é uma maneira muito eficiente de continuar investindo, sem correr o risco de cair na temida inadimplência. 

Outra vantagem indiscutível dos consórcios é a sua segurança, já que basta arcar com o pagamento das mensalidades e aguardar a contemplação – que pode ser acelerada com lances mais altos – para ter acesso ao tão sonhado bem. 

No entanto, algumas pessoas mal intencionadas se aproveitam dessa modalidade de crédito tão eficiente e benéfica para cometer golpes e, assim, subtrair dinheiro de terceiros de forma indevida. 

Isso gera grandes problemas, uma vez que o consorciado acredita estar fazendo um investimento que trará retorno no médio e longo prazo, mas acaba descobrindo que foi enganado por um farsante. 

Para não cair em golpes, é importante estar atento a todos os detalhes no momento da contratação de consórcio imobiliário ou da aquisição de uma carta de crédito contemplada, e algumas dicas podem ser de grande ajuda.

Quer saber como se proteger para negociar com segurança? Então é só acompanhar esse texto até o final. Veja!

Como não cair em golpes na contratação de um consórcio para imóveis

O consórcio é uma modalidade de crédito que existe no Brasil há 60 anos e, nesse tempo, milhões de brasileiros já se beneficiaram em sua contratação. 

O funcionamento do consórcio é bastante simples, bastando escolher a modalidade (consórcio para automóveis, imobiliários, para viagens, etc), contratar o serviço e se comprometer com o pagamento de parcelas mensais até o fim do prazo determinado em contrato. 

Todo esse processo deve ser feito junto a uma administradora de consórcios reconhecida pelo Banco Central, uma vez que apenas esses estabelecimentos são autorizados a realizar esse tipo de operação financeira. 

Outros cuidados na contratação do consórcio para imóveis são:

  • Jamais negocie a compra de uma cota de consórcio diretamente com pessoas físicas. Busque sempre por empresas de confiança, que consigam garantir a existência e regularidade do grupo para que não haja surpresas desagradáveis;

  • Use a internet a seu favor e pesquise a idoneidade da administradora do consórcio, checando reclamações e problemas que outros clientes possam ter relatado como forma de alerta ao consumidor; 

  • Jamais realize pagamentos adiantados. O consórcio deve ser pago mensalmente, com valor previamente combinado, e quaisquer mudanças devem ser comunicadas pela administradora.

No caso de lances, também é necessário entrar em contato com a empresa para checar os trâmites necessários para viabilizar a operação. 

Como evitar golpes na compra de cartas contempladas para imóveis?

Outra opção interessante para quem quer investir em consórcio é a compra de cartas contempladas. 

Nessa modalidade, o interessado no consórcio deve buscar por uma empresa especializada na compra e venda de cartas de crédito sorteadas, ou seja, já prontas para o uso.

Essa transação é totalmente legalizada e prevista na Lei dos Consórcios, ocorrendo quando um consorciado opta pela venda de sua carta de crédito, que pode ter a titularidade transferida para outra pessoa. 

Para que tudo ocorra de forma correta, é preciso comunicar a administradora e buscar por uma empresa de confiança, que viabilize o processo de compra e venda e garanta a existência e veracidade das cartas e informações fornecidas. 

Aqui também cabem algumas dicas extras, que te ajudarão a evitar golpes. São elas:

  • Não negocie a compra ou venda de cartas de crédito contempladas diretamente com pessoas físicas, pois assim não há como ter a garantia de que a carta existe e que a operação está de acordo com as normas vigentes; 

  • Opte sempre por fazer a compra com uma empresa séria e com experiência no ramo para ter os melhores preços, condições de pagamento e maior segurança;

  • Desconfie de ofertas mirabolantes e sempre certifique-se de que a negociação esteja de acordo com o disposto na Lei dos Consórcios, Em caso de dúvidas consulte profissionais especializados e denuncie operações fraudulentas. 

Consórcio é com a Cartas de Crédito!

Conte com a Cartas de Crédito para adquirir cartas contempladas com tranquilidade e com as melhores condições do mercado!

Temos soluções para pessoas físicas e jurídicas, como consórcios para imóveis, autos e muito mais, com toda expertise que só uma empresa que atua há mais de 30 anos no mercado é capaz de oferecer. 

Para saber mais, visite nosso site e tire suas dúvidas no FAQ ou com nosso atendimento especializado. Será um prazer atender você!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.