Consórcio: porquê você deveria considerar essa opção
Quem quer investir se depara com diversas opções que são oferecidas no mercado e que têm objetivos distintos.
Fundos, renda fixa, variável, com data pré-definida para retirada, aporte mínimo, duração máxima, cartas de crédito… São tantos os aspectos que devem ser levados em conta que escolher o melhor investimento não é tarefa fácil.
O maior medo de quem investe é perder dinheiro. Afinal, destinar uma quantia do orçamento todo mês para esse objetivo exige disciplina e organização. Logo, arriscar tudo isso não é uma opção viável para todas as pessoas.
Outra questão é definir quantos por cento do orçamento terá como destino o investimento e qual valor será confortável na realidade financeira do momento.
Alguns fundos só podem ser contratados com a colocação e manutenção de um valor mínimo na conta e é preciso cuidado para não deixar que isso interfira em todo orçamento mensal e que a euforia do início não passe e o investimento seja esquecido.
Logo, melhor do que optar pelo investimento mais radical é escolher aquele que faz sentido para seu dia-a-dia e que você vai conseguir manter.
Para esses e diversos outros casos, uma excelente opção são os consórcios, que são acessíveis e têm bons resultados.
Como funciona o consórcio?
Embora haja uma discussão sobre se consórcios são investimentos ou compras em grupo, fato é que com eles você consegue destinar um valor fixo, por um prazo determinado, para um objetivo específico, o que os torna muito viáveis.
Ao contratar um consórcio, você se compromete com o pagamento mensal de uma parcela com valor definido e aguarda o momento da contemplação, que é quando será disponibilizada a carta de crédito para que você possa ter acesso ao bem desejado, que pode ser um automóvel, um imóvel, entre outros.
O modelo da contemplação é definido quando o consórcio é criado e os compradores ficam cientes sobre ele no ato da contratação. As formas mais comuns de contemplação são por meio de sorteios ou lances.
É seguro?
A grande vantagem de um consórcio é a previsibilidade. Não há juros e o valor é atualizado para que os últimos contemplados tenham acesso a uma carta de crédito com o mesmo poder de compra dos primeiros.
Assim, ao contratar o serviço, você tem clareza sobre o quanto investirá nele, o que não acontece em um financiamento, por exemplo, em que as taxas podem variar.
Todos que investem em um contrato de consórcio serão contemplados em algum momento, sem riscos de perdas.
Além disso, como devem ser moderados por uma administradora autorizada pelo Banco Central, são extremamente seguros e têm garantias de que seu dinheiro estará seguro.
O risco dos consórcios também é baixíssimo se comparado com outras modalidades de investimento, como compra de títulos públicos e ações da bolsa de valores, por exemplo.
Outra vantagem dos consórcios é sua acessibilidade. Existem muitos tipos e você pode escolher aquele que tem parcelas que cabem no seu bolso, sem a necessidade de entrada.
Menos burocracia e mais facilidade
Diferente de um financiamento, não é necessária uma documentação tão extensa para a contratação do consórcio, o que permite que pessoas que não têm trabalho formalizado e renda tão alta também possam optar por ele.
O consórcio também é uma forma de quem nunca teve o hábito de poupar e investir passe a fazer parte desse mundo. Como exige um compromisso mensal com as prestações, é mais simples organizar o planejamento financeiro levando em conta mais esse boleto.
Além disso, essa modalidade de crédito propicia flexibilidade na compra e nas negociações.
Ao ser contemplado, o consorciado recebe o valor integral do plano contratado em formato de carta de crédito. Com isso, é possível escolher onde e o que comprar, desde que a categoria respeite a do consórcio.
A carta de crédito também propicia o pagamento à vista, o que aumenta as possibilidades de negociação de valores.
E se eu não quiser esperar a contemplação do consórcio?
Quem tem mais pressa na aquisição de um bem e não quer esperar a contemplação do consórcio pode optar pela compra de cartas contempladas, que são disponibilizadas pelas administradoras.
As cartas de crédito contempladas são vendidas por consorciados que, por algum motivo, resolveram abrir mão do negócio após a contemplação.
Quem faz esse tipo de compra pode usar o valor disponibilizado na carta de crédito imediatamente e, dependendo da forma de pagamento, também pode negociar descontos.
Nessa modalidade, o mais importante é ficar muito atento para fazer um negócio confiável e não cair em golpes.
O ideal é negociar apenas com administradoras reconhecidas pelo Banco Central, nunca diretamente com o vendedor, para evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros.
Como e onde comprar uma carta de crédito contemplada?
A Cartas de Crédito ajuda você! Somos uma empresa especializada em consórcios, compra e venda de cartas contempladas, por isso, oferecemos segurança e eficiência para nossos clientes.
Atendemos pessoas físicas e jurídicas, sempre com as melhores condições do mercado e muita transparência.
Em nosso site, você pode conferir todos os nossos serviços e entender mais sobre como o mundo dos consórcios funciona. Entre em contato conosco e saiba mais!