Consórcios 2022: esse é o ano dos consórcios?

Em 2022, o consórcio completa 60 anos de existência no Brasil, com milhares de adeptos que escolhem essa modalidade de crédito para aquisição de bens de alto valor.

E, para comemorar esse aniversário especial, o cenário dos consórcios 2022 não poderia ser melhor! Isso porque, há dois anos, a aquisição de consórcios no Brasil só vem aumentando. 

Segundo dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), em 2020, o Brasil teve crescimento de 20% nas vendas de cotas de consórcio, chegando à marca de sete milhões de consorciados.

No ano seguinte, 2021, houve crescimento de 14,6% em comparação ao ano anterior, com acumulado de vendas de 3,46 milhões de novas cotas, fazendo com que o volume de negócios atingisse mais de R$222 bilhões. 

Tanto sucesso pode ser explicado pela facilidade e versatilidade dos consórcios, que são muito mais acessíveis do que um financiamento ou compra à vista. 

Com essa modalidade de crédito, é possível adquirir imóveis residenciais e comerciais, veículos utilitários, de passeio, motos e muitos outros bens, o que possibilita que cada vez mais pessoas possam realizar seus sonhos.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse vantajoso negócio, sua história, funcionamento e como adquirir o seu? 

Se esse é seu interesse, acompanhe esse texto até o final e aprenda tudo que você precisa saber sobre consórcios com a Cartas de Crédito!

História dos consórcios no Brasil

A década de 1960 no Brasil foi marcada por grandes mudanças políticas e culturais mas, no âmbito econômico, o cidadão brasileiro ainda enfrentava uma grande escassez de crédito ao consumidor, o que dificultava o acesso a bens e tornava a sociedade ainda mais desigual. 

Foi então que um grupo de funcionários do Banco do Brasil resolveu se organizar para formar uma espécie de poupança conjunta, com objetivo de juntar dinheiro para adquirir um bem, mais especificamente automóveis.

Tudo isso aconteceu em Brasília e, a princípio, nenhuma lei regulamentava o processo. Pouco tempo depois, a ideia foi se espalhando, fazendo com que surgissem outros grupos de consórcio e até mesmo empresas para administrá-los.

Nesse cenário surge, em 20 de junho de 1967, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – Abac, cujo objetivo era – e continua sendo – representar os interesses das empresas de consórcio que surgiram pelo país perante ao poder público. 

Alguns anos depois, surge a Associação Profissional dos Administradores de Consórcios no Estado de São Paulo (APACESP), que deu origem ao Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio (SINAC), que atua até hoje. 

Assim, inicia-se o processo de legalização dos consórcios, impulsionado pela necessidade popular de criar uma forma de crédito acessível para todos. 

Com o sucesso dos consórcios para veículos leves, surge a ideia de aplicar essa forma de aquisição também para os pesados, com caminhões. 

Em 1971 o Ministério da Fazenda foi definido como a autoridade responsável pela normatização e fiscalização dos consórcios, a partir da lei  5.768.

No final da década de 1970, com o sucesso crescente do segmento e a aceleração da industrialização no Brasil, surgem os primeiros consórcios de eletroeletrônicos e motocicletas, mas somente em 1991 que o Banco do Brasil passou a fiscalizar e regulamentar os consórcios. 

Também na década de 1990 iniciam-se os primeiros grupos de consórcios de passagens aéreas, ampliando ainda mais a atuação do sistema. 

Apesar de todo o sucesso, foi preciso muita luta para que os consórcios passassem a ser reconhecidos e respeitados em território nacional e foi apenas em 2008, mais de 40 anos depois da criação da Abac, que surge a Lei do Consórcio

Mais especificamente, a Lei Federal n. 11.795 ajudou a tornar mais claro o funcionamento do sistema, trazendo mais confiabilidade e transparência tanto para consorciados, quanto para empresas que disponibilizam o serviço. 

Com a plena legalização foi possível perceber o quanto os consórcios evoluíram nos últimos anos. 

Atualmente, o sistema é responsável por mais de 3% de todo o PIB nacional e permite a aquisição de uma extensa gama de itens como automóveis de todos os tipos, imóveis, eletrônicos, máquinas, equipamentos e serviços.

Como funcionam os consórcios?

Em linhas gerais, os consórcios funcionam por meio do pagamento de parcelas fixas mensais e sorteio para contemplação.

Explicando melhor, quem deseja adquirir um consórcio deve contatar uma administradora reconhecida pelo Banco Central e solicitar a compra de uma cota, pertencente a um grupo de consórcio específico, referente a determinado bem. 

A partir daí, é fixado um valor mensal a ser pago em parcelas fixas, sem juros abusivos e nem taxas escondidas que fazem com que o valor se multiplique no final, tal qual ocorre com os financiamentos, por exemplo. 

Nesse meio tempo, vão ocorrendo as contemplações, que é o momento no qual o consorciado terá acesso à carta de crédito com o valor para adquirir o bem desejado. 

Assim, é apenas uma questão de tempo até que todos os membros do consórcio consigam acesso às cartas de crédito, que permitem maior poder de negociação e pagamento à vista do produto ou serviço adquirido, representando uma grande vantagem.

Além disso, o consórcio vale a pena por ser menos burocrático do que outras modalidades de compra ou crédito, necessitando apenas de uma análise simples de documentação e do comprometimento com o pagamento das parcelas definidas no momento da contratação. 

O que são as cartas contempladas?

Mesmo com todas essas vantagens e facilidades, nem todo mundo pode esperar o momento da contemplação acontecer. 

Para esses casos, existe uma solução perfeita: a aquisição de cartas de crédito contempladas

Como o próprio nome diz, as cartas contempladas já estão disponíveis para utilização imediata, então basta adquiri-las e escolher o objeto da compra. 

Para ter garantia de segurança, o negócio deve ser feito com empresas especializadas nesse tipo de transação, que compram consórcios de membros que não mais os desejam e vendem para os interessados. 

A maior vantagem da carta de crédito é que ela permite o pagamento à vista, dando maior poder de negociação ao comprador. 

Se houver saldo restante, este pode ser utilizado para dar andamento nas documentações, seguros, reformas e outros itens referentes ao bem adquirido. 

Quer comprar ou vender cartas contempladas? Conte com a Cartas de Crédito!

Com toda certeza, podemos afirmar que 2022 é o ano dos consórcios!

Então, se você deseja comprar ou vender cartas contempladas, conte com uma empresa de confiança e especializada, como a Cartas de Crédito!

Temos as melhores soluções para cada caso e oferecemos as melhores condições do mercado para pessoas físicas e jurídicas.

Para saber mais, acesse nosso site e confira tudo sobre nossos serviços. No campo FAQ, você encontra as principais dúvidas sobre a compra e venda de consórcios contemplados mas, se precisar, chame nosso atendimento. Ficaremos felizes em ajudar você!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.