Um guia definitivo sobre o consórcio de imóveis

O imóvel é o segundo maior desejo de consumo dos brasileiros. O sonho da casa própria está no topo da lista das metas das pessoas a médio e longo prazo. Isso porque, ter o próprio lar significa ter segurança, conforto e um lugarzinho para chamar de seu. 

No entanto, realizar esse sonho no Brasil não é tão simples. A população que deseja adquirir um imóvel no país conta com 3 opções: comprar à vista, pelo financiamento ou consórcio de imóveis.

Infelizmente, é difícil encontrar pessoas que tenham tanto dinheiro em mãos para comprar uma casa ou apartamento à vista. Sendo assim, sobram duas alternativas, o financiamento e o consórcio imobiliário.

A primeira é a mais conhecida no Brasil. Milhares de pessoas contratam essa modalidade de compra todos os anos. Mas, é uma opção cheia de burocracias e altas taxas de juros.

É comum escutarmos histórias de pessoas que fizeram o financiamento, acabaram pagando o dobro do valor por causa dos juros e ainda se embolaram em dívidas. Portanto, por mais que tenha suas vantagens, é uma modalidade complexa em que se deve ter cautela.

Já o consórcio é a alternativa mais indicada para aqueles que desejam adquirir imóveis sem entrar em dívidas, de maneira planejada e sem taxas de juros. Por meio dessa modalidade, é possível comprar todo tipo de imóvel.

Até mesmo terrenos e bancar reformas. Então, empresários também o utilizam como ferramenta para comprar imóveis, salas corporativas e escritórios. Por ser uma modalidade diferente das mais tradicionais, diversas pessoas têm dúvidas sobre ela.

Para ajudar, explicaremos tudo que precisa saber sobre os consórcios imobiliários. A seguir, há um guia para tirar todas as dúvidas e facilitar o entendimento sobre o assunto de uma vez por todas. Acompanhe!

O que é consórcio imobiliário?

Consórcio imobiliário é uma modalidade de compra a longo prazo, a qual acontece de uma maneira peculiar. No entanto, é importante deixar claro logo de início que é uma forma segura adquirir imóveis.

Há uma lei específica para proteger essa modalidade, a lei dos Consórcios (a Lei n.º 11.795/2008). Ela regulamenta todos os processos desse modelo de compra e garante a segurança dos consorciados.

Mas, afinal, como o consórcio imobiliário funciona? Essa é uma modalidade de compra em grupo em que diversas pessoas ou empresas com o mesmo objetivo são reunidas e contribuem mensalmente para a criação de um fundo coletivo com um valor pré-determinado.

Quando esse fundo chega a um determinado valor, as  administradoras começam a realizar as assembleias, sorteios e lances. Então, uma vez ao mês, um participante é sorteado para receber a carta de crédito.

Este documento contém o valor total da compra do imóvel à vista e a pessoa pode usá-lo para adquirir o que deseja. Caso o consorciado não queira esperar até o sorteio para receber a cota contemplada, ele pode oferecer lances.

Caso seja o maior lance, ele é contemplado e leva a carta de crédito do mês. Depois da contemplação, o consorciado continua a pagar as mensalidades para que os outros participantes tenham a mesma oportunidade até o final do contrato.

O consórcio é uma modalidade a longo prazo e com as melhores condições de pagamento

Os participantes podem ser sorteados nos primeiros meses ou apenas no último. Por isso, o consórcio é considerado uma modalidade de compra a longo prazo. Geralmente os contratos dessa modalidade duram anos, então é um detalhe que deve ser considerado antes de começar o investimento.

O que também deve ser levado em consideração é que o consórcio oferece as melhores condições de pagamento do mercado. Não há cobrança de juros, exigência de taxas de entradas e é conhecido por ser uma modalidade programada.

Ou seja, a pessoa paga o mesmo valor em todas parcelas até o final do contrato, não há acréscimo repentinos que pegam as pessoas de surpresa e causam problemas financeiros.

Se não conseguir pagar alguma das parcelas, as administradoras não cobram altas taxas de juros. Na realidade, elas tiram o nome do consorciado do sorteio até que a situação seja regularizada.

Então, a pessoa não consegue ser contemplada neste momento, porém não há problemas ainda mais complexos. Além de tudo isso, o consórcio é uma modalidade de compra sem burocracias.

No financiamento, por exemplo, é preciso passar por algumas análises (com chances do pedido ser rejeitado) e por uma série de processos burocráticos até conseguir realizar a compra.

No consórcio é diferente! Basta procurar uma administradora, solicitar a entrada em um grupo e começar a pagar as parcelas assim que o consórcio se iniciar. Embora haja a conferência de documentos e outras questões legais, ainda é um procedimento muito mais rápido e simples do que os brasileiros estão acostumados.

Consórcios com compra imediata existe?

O consórcio é uma modalidade de compra quase perfeita para muitos. No entanto, é a longo prazo e isso desanima diversas pessoas que se interessam pelo consórcio de imóveis.

Uma solução para isso é a compra de cartas de crédito contempladas – aquele documento com o valor total da compra do bem, se recorda? Ao comprar a cota contemplada, a pessoa entra no grupo de consórcio com o status de contemplada.

Sendo assim, já tem o direito de comprar o imóvel imediatamente. Depois, precisará apenas continuar pagando as parcelas restantes até o final do contrato. Na Cartas de Crédito você encontra diversas opções de cotas contempladas para aquisição.

Somos especializados na compra e venda de cartas de crédito. Caso tenha interesse em saber mais, entre em contato!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência dos usúarios e coletar estatística de navegação. Ao continuar em nosso site você aceita tais condições.